Destaque

 

Regional Leste 1 nasceu em 1952 junto com a CNBB, que teve sua sede no Rio por 25 anos

Data Postagem - 18/08/2017


Instalado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congrega duas Arquidioceses (São Sebastião do Rio de Janeiro e Niterói), 8 dioceses e a Administração Apostólica São João Maria Vianney.


De acordo com o secretário executivo, padre Márcio Luiz Costa o regional se propõe a articular a organização de uma pastoral de comunhão entre as diversas dioceses.


Através de seus agentes e das pastorais que atuam em muitos âmbitos da sociedade, o regional está presente nas diversas realidades do estado do Rio de Janeiro.


O Regional Leste 1 tem na sua história de criação muita semelhança com a própria criação da CNBB fundada no Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 1952. Desde então, o regional tem participado de forma ativa e em comunhão eclesial na missão evangelizadora da Igreja no Brasil.


“Nós temos uma responsabilidade muito grande já que CNBB foi fundada no Rio de Janeiro há 65 anos atrás e durante 25 anos aqui foi a sede nacional da conferência antes de transferir para Brasília. Eu creio que o Regional tem uma história muito importante tanto de presença na Igreja como também na situação geopolítica seja para a CNBB, seja para o país”, destaca o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Regional Leste 1, Cardeal Orani João Tempesta


Para dom Orani, ao celebrar os 65 anos da CNBB, o regional se coloca à disposição para continuar firme nessa caminhada congregando, unindo as circunscrições eclesiásticas, arquidioceses, dioceses, administrações apostólicas que estão sediadas no regional.


“Ao mesmo tempo olhamos unidos a toda a Igreja no Brasil para as diretrizes, as preocupações relacionadas a iniciação à vida cristã – tema desse ano, a comemoração do Ano Mariano e futuramente o Ano do Laicato para que nessa sociedade em mudança que nós vivemos, nós possamos desempenhar o papel de evangelizadores e testemunhas de Jesus Cristo, finaliza o cardeal


Desde 2015, o regional é composto pelo presidente, Arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta; vice-presidente, Arcebispo de Niterói (RJ) dom José Francisco Rezende Dias vice-presidente, pelo secretário, bispo de Duque de Caxias (RJ), dom Tarcísio Nascente dos Santos e pelo secretário executivo padre Márcio Luiz Costa.


Atividades

Para cumprir a missão que propõe, o regional Leste 1 realiza algumas atividades ao longo do ano. Entre elas duas reuniões por ano entre a presidência e assessores e coordenadores do regional.


Geografia e população


Mapa do regional Leste 1


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o regional Leste 1 possui uma população de mais de 16,5 milhões de habitantes e uma superfície de 43.768.


Compõem a Província do Rio de Janeiro: a Arquidiocese do Rio de Janeiro (sede) e as dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias-São João de Meriti, Itaguaí, Nova Iguaçu e Valença.


Já a Província de Niterói é composta pela Arquidiocese de Niterói (sede) e as diocese de Campos dos Gouytacazes, de Petrópolis, de Nova Friburgo e a Administração Apostólica São João Maria Vianney.


Contato

A sede do regional Leste 1 localiza-se na Avenida Chile, 245 – Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Todas as informações podem ser obtidas pelo site http://cnbbleste1.org.br



fonte:http://cnbb.net.br/regional-leste-1-nasceu-em-1952-junto-com-a-cnbb-que-teve-sua-sede-no-rio-por-25-anos/