Destaque

 

Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, celebra festa de sua padroeira

Data Postagem - 19/08/2017


A Paróquia nossa Senhora do Livramento em Valão do Barro – Diocese de Nova Friburgo, celebrou sua Festa da Padroeira entre os dias 06 e 15 de agosto de 2017. Durante todos os dias, a Paróquia se uniu de maneira coesa para a realização e sucesso da festa.


No que diz respeito à liturgia, foi uma grande graça, visto que mais uma vez, não ficou centrada na Matriz, porque participaram na animação litúrgica também às comunidades com seus padroeiros, além de movimentos e pastorais.


Além do Padre Bartolomeu de Oliveira, pároco local, estes dias também contaram com a presença de outros padres da Diocese, litados a seguir: Padre Marcelo Piller, Pároco da Paróquia São Sebastião em São Sebastião do Alto/RJ; Padre Marcos Vinicius Moreira Falcão, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Desterro em Quissamã; Padre Diego Lemgruber, Administrador paroquial da Paróquia Santa Beatriz em Portela; Padre Emérito Padre Jorge Pereira Moreira; Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Padre Fábio da Cunha Felippe, Pároco do Santuário do Santíssimo Sacramento em Cantagalo. A presença de todos eles foi de enorme enriquecimento pastoral, porque mostra a unidade da Igreja e a força do Espírito Santo nos falando através dos sacerdotes, uma prova disso foi que, os que participaram da novena inteira puderam perceber que as homilias se complementavam.


Dentre os pontos mais abordados nas homilias estão: Maria como mãe da Igreja, obediência de Maria, Maria como Serva. Perdão, humildade, importância da família, desafios de um cristão hoje, amor de Deus. e etc.


No sábado, tivemos a premiação de Rei e Rainha da festa. A paróquia agradece os país que muito se empenharam nesta grande colaboração para a nossa Igreja.


A procissão aconteceu no domingo, com o comparecimento de toda a comunidade paroquial.


Durante toda a novena, a imagem da Padroeira foi para a casa de um paroquiano, no últimos dia a pessoa que levou a imagem ficará com ela em sua residência até dia 06 de agosto de 2018, data do início da novena


DIA DA PADROEIRA

O dia de Nossa Senhora do Livramento, a festa começou com dois eventos tradicionais: o terço pelas ruas de Valão do Barro, seguido de café comunitário.


Às 18h tivemos a graça de receber nosso Bispo Diocesano Dom Edney Mattoso Gouveia presidindo a Missa Solene, concelebrada por padre Bartolomeu de Oliveira, Pároco local, e o diácono


Durante a homilia, Dom Edney fez uma linda catequese relacionada à Maria, abordando os seguintes temas:


A Grande bibliografia mariana que temos; existe uma publicação que reúne mil títulos de Maria, porém, são manifestações diferentes, no entanto é a mesma mãe de Deus; Cristo na Cruz nos entregou Maria como mãe, e um dos títulos é o de Nossa Senhora do Livramento porque ela intercede a Cristo para que tenhamos vários livramentos na vida; deu-nos um testemunho de um livramento que ele recebeu por intercessão de Nossa Senhora do Livramento.


Após fez explicações de profundo ensinamento sobre a liturgia do dia.


No final da celebração eucarística, o Bispo foi presenteado com uma orquídea em nome de toda comunidade paroquial, e uma caneta em nome da comissão de festa.


Os festejos ainda contaram com passeio motociclistico, passeio de bebês, shows regionais, shows católicos: Mensageiro da Sobriedade (ministério que lançou seu primeiro cd), Celina Borges e Padre Antônio Maria, Banda Santa Irene (Orquestra de São Sebastião do Alto), Banda da Caminhada de Emaús de Nova Friburgo.


ENTREVISTA COM O PÁROCO

Padre, desde sua primeira festa nesta paróquia, que pontos o senhor pode nos falar como evolução e retrocesso?

O Único retrocesso foi a crise financeira, porque caíram as arrecadações. A evolução foi em relação à parceira, união e parte espiritual.


Sabemos que a festa é uma benção para a paróquia, na sua visão, que pontos podemos destacar da ação de Deus e a intervenção de Maria nestes dias?

São Grandes as realizações, onde ocorreram diversas curas. Uma das curas que ocorreram foi até com o testemunho de uma médica. Outro ponto importante, foi a grande participação de pessoas de outras Igrejas.


Que mensagem o Senhor deixa ao povo depois destes 10 dias de festa?

O agradecimento à comissão de festa, e a todos os paroquianos que trabalharam na festa, os visitantes, os comerciantes, à Prefeitura Municipal de São Sebastião do Alto por total apoio, e agradecemos também, a grandiosa presença do nosso Bispo Diocesano Dom Edney, pela sua disponibilidade em comparecer todos mais este ano encerrando com seu pastoreio nossos festejos no dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora do Livramento.

Texto: Jardel Lamellas - Pascom Nossa Senhora da Livramento, Valão do Barro
Fotos: Jardel Lamellas - Pascom Nossa Senhora da Livramento, Valão do Barro

 

 

Texto: Jardel Lamellas - Pascom N. Senhora do Livramento
Fotos: Jardel Lamellas, Geovana Oliveira e Sec. Municipal de Cultura