Destaque

 

Vicariato Norte promove reunião da Pastoral da Comunicação em Cordeiro

Data Postagem - 19/08/2017


Coordenadores e representantes da Pastoral da Comunicação do Vicariato Episcopal Norte estiveram reunidos juntamente com Pe. Luiz Cláudio, Assessor Diocesano da Comunicação, e Pe. Arnaldo, Assessor Vicarial, no dia 19 de agosto de 2017. Estando no Salão Diácono Celso da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, analisaram medidas de avanço a nível paroquial e vicarial para a pastoral, além de trilharem um novo plano de ação, através da formação que tiveram com o coordenador do Vicariato Norte, André Frossard.

De acordo com o que foi discutido na reunião, a grande meta da Pastoral da Comunicação é servir a Deus, com consciência, vontade e disponibilidade, enfocando sempre a unidade, fruto da evangelização. Esta deve passar primeiramente pela missão diocesana, depois pela visão do vicariato e por último pela dimensão paroquial. Tudo isso como linha de trabalho e ação.

No encontro todos os participantes foram convidados a atuar como correspondentes do Vicariato em suas paróquias enviando matérias, artigos, sugestões e críticas. Ainda foi lembrado que, os evangelistas nunca escreveram sob uma ordem literária perfeita, Eles relatavam os acontecimentos de Jesus seguindo a cultura de cada lugar, e é assim que devemos fazer em nossa diocese: cada região tem suas especificidades e isso deve ser levando em conta. 

Pastoral da Comunicação

Como os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares. A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda, é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo. 

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo. 


Texto: João Pedro Boquimpani - Pascom Nossa Senhora da Conceição, Bom jardim
Fotos: Celinha Salgado - Pascom São Sebastião, São Sebastião do Alto