Destaque

 

Vicariato Norte realiza Assembléia Vicarial em Cantagalo

Data Postagem - 02/09/2017


O Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo realizou no dia 02 de setembro de 2017, das 8h30 às 16h, no FAC de Cantagalo, a Assembleia Vicarial, sob a dinamização do Revmo. Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça - coordenador da pastoral vicarial, para a qual, a partir das conclusões das assembleias paroquiais, refletiu as propostas que serão encaminhadas para a Assembleia Diocesana que se realizará em 2018, o que dará base para a construção de um novo Plano de Pastoral.


Participaram da Assembleia todos os sacerdotes, diácono, religiosos, leigas consagradas e os coordenadores de pastorais, movimentos e serviços atuantes no vicariato, ou seja, o Conselho Vicarial de Pastoral. Além destes, 3 leigos de cada paróquia, ligados à Iniciação Cristã (1), animação bíblico-missionária (1) e pastorais sociais.


O plano pastoral é a aplicação na prática das Diretrizes Diocesana - o que foi indicado deverá ser colocado na vida pastoral da diocese - logo, essa Assembleia teve como finalidade discutir e avaliar as prioridades diocesanas traçadas desde 2013.


Conforme comentado pelo vigário da forania 1 Pe Frei César Gonçalves, “a assembleia contribui para que a evangelização seja organizada em metas definidas para um resultado eficaz e juntos possamos dinamizar a missão, que é o anúncio do Reino de Deus para que Jesus seja cada vez mais conhecido” pelos povos.


Como Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, todo o empenho para o trabalho missionário atende ao apelo do Santo Padre o Papa Francisco para que a Igreja seja um lugar de verdadeiro encontro com Cristo; implemente e impulsione o discipulado-missionário, numa Igreja "em saída", estruture a Igreja como "Casa da Iniciação Cristã", onde sejam acolhidos os novos cristãos em um ambiente onde possam, de fato, encontrar Cristo no seio da Igreja; desenvolva a animação bíblica das comunidade; dê o testemunho como Igreja do serviço da Caridade e da Justiça para todos.


A Assembleia se deu num processo maduro a partir do comprometimento dessa Igreja particular da Diocese de Nova Friburgo de acordo com as palavras do Vigário Episcopal Pe Fábio Felippe, que também ressaltou que somos “discípulos do amor” e propôs a todos o compromisso com a evangelização, desde o âmbito paroquial, para que possamos colher como frutos a conversão das pessoas no caminho do Senhor, por meio dos encaminhamentos feitos para a próxima assembleia diocesana em 2018.


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, rendeu graças o vigário episcopal pelo bom êxito do evento


Texto: Luciana Lopes - Secretária da Sede do Vicariato Norte
Fotos:Jorge Sebastião Corrêa - Pascom Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento