Destaque

 

D. Edney preside missa do Crisma em São Sebastião do Alto

Data Postagem - 28/09/2017


Na última quinta-feira, dia 28, a Matriz de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, recebeu a visita de Dom Edney, que foi ministrar o sacramento da Confirmação a 30 jovens e adultos. A igreja estava lotada de pessoas que foram presenciar este momento importante para a vida da comunidade.


No início da Santa Missa, o prelado disse ter algumas intenções a colocar sobre o altar de Deus: “Ação de graças pelos que seriam crismados; pela conclusão dos trabalhos pastorais do Pe. Marcelo Piller e o início dos trabalhos do Pe. Higor Moraes; pela alma da Sra. Maria Angelina, que muito auxiliou na citada paróquia e; por fim pelos 162 anos de evangelização realizados nas terras altenses”.


Em sua homilia o bispo frisou que o sacramento da crisma é o sacramento da maturidade cristã e que todo crismado é um missionário por excelência: “Talvez saiam alguns de vocês aqui para missões em outros lugares, estados ou até países, mas o Senhor quer que todos sejam anunciadores, primeiramente em seus lares, na escola, no trabalho, enfim, naquelas ocasiões corriqueiras do nosso dia, em que Jesus quer se fazer sempre presente! ”


Ao final da celebração foi feito um agradecimento a todas as pessoas que auxiliaram na preparação daqueles que foram confirmados: pais e responsáveis, padrinhos, catequistas e comunidade paroquial. Foi dirigida uma deferência especial ao Pe. Marcelo: “A catequese foi sempre considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para o Pai, deu aos Apóstolos uma última ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes a observar tudo aquilo que lhes tinha mandado” (João Paulo II, Catechesi Tradendae, n.1). Então, o bom catequista é aquele que ensina esta ‘verdade que salva’, que Cristo depositou no coração da Igreja para ser o remédio contra todos os males. Portanto, ninguém pode ensinar às crianças, jovens e adultos o que quer, mas o que a Igreja ensina. Nenhum de nós ensina por própria conta e risco, não, somos todos enviados por Cristo através da Igreja. O sacerdote é o primeiro catequista de sua comunidade, pois nos mostra com palavras e atitudes como vivenciar o Evangelho.  Obrigado por ser nosso catequista e pela confiança e apoio recebidos! ”


Também foram ditas ao Sr. Bispo algumas palavras de agradecimento:  “Nos diz a Constituição Dogmática Lumen Gentium: "Por instituição divina, os Bispos sucedem aos Apóstolos, como pastores da Igreja; quem os ouve, ouve a Cristo; quem os despreza, despreza a Cristo e Aquele que enviou Cristo (cfr. Luc. 10,16)." (LG 20). Queremos agradecer a vossa presença apostólica em nosso meio, nos guiando e confirmando na fé! ”


Após mais uma vez agradecer o empenho do então pároco, Pe. Marcelo, e desejar um bom pastoreio ao Pe. Higor, o epíscopo foi presenteado com uma orquídea, ofertada por toda a comunidade.


Texto: Maria Gorete Oliveira Barros - PASCOM Paróquia São Sebastião, São Sebastião do Alto
Fotos: Maria Gorete Oliveira Barros - PASCOM Paróquia São Sebastião, São Sebastião do Alto