Destaque

 

Encerramento Ano Mariano na Paroquia São João Batista, em Macuco

Data Postagem - 16/10/2017


Desde 12 de outubro de 2016, comemorando o Ano Nacional Mariano, um tempo favorável para contemplar Maria como modelo de fé e seguimento do Cristo, o Brasil vive uma programação extensa de homenagens e celebrações. Na Paróquia São João Batista, em Macuco, a imagem peregrinou em escolas, capelas, residências e pontos de comércio.


Nesse, 12 de outubro, quando se celebra o Dia da Padroeira do Brasil, a Paróquia São João Batista se reuniu, às 6 horas, na capela dedicada à Mãe Aparecida para a recitação do Santo Terço. Em seguida, foi o momento de entronizar a imagem na Igreja Matriz. Às 10 horas, em um trio elétrico, o Padre Wanderson Mozer, conduzindo a imagem da Senhora Aparecida, e dezenas de motociclistas percorreram todos os bairros do município em devota procissão.


“Viva a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida!”: assim cantavam os fiéis, às 19h, seguindo cheios de fé o andor que conduzia a imagem da Virgem Imaculada Nossa Senhora Aparecida para a Santa Missa campal no Bairro dos Santos Reis, onde há uma Capela dedicada à Padroeira. Os devotos, com velas ou terços, seguiam o cortejo rezando ou cantando com a Sociedade Musical São João Batista.


Em sua homilia, o celebrante destacou a atitude dos pescadores:


- Celebramos hoje a persistência de 3 humildes homens. Estamos acostumados a desistir muito facilmente de tudo... Deus permitiu unir peças aparentemente imprestáveis. Peças sujas, encontradas na lama, onde também nós muitas vezes nos encontramos. Mas Ele permite a restauração. Precisamos trazer essa ação dos pescadores para nossas vidas e perceber que nossa vida também precisa e pode ser restaurada.


Dialogando com os fiéis, ressaltou a atitude protetora e acolhedora da Mãe de Deus e nossa.


- No Evangelho de hoje, Maria pede aos servos obediência e ação. Temos uma mãe que cuida de nós. Vimos hoje nas redes sociais que um grupo de mais de cem protestantes – médicos, enfermeiros, pessoas comuns – se puseram a serviço daqueles que caminhavam em direção ao Santuário da Mãe Aparecida. A Virgem cuidava deles também! Ela veio para unir povos, credos e nações. A humanidade inteira tem uma mãe dada por Jesus a João aos pés da cruz.


Ao final da Santa Missa, após a leitura de uma mensagem do Bispo Diocesano, jovens fizeram uma encenação do momento do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba do Sul e também uma emocionante coroação da Padroeira do Brasil.




 

Texto: Maria Rosangela Silva  - PASCOM Paróquia São João Batista, Macuco
Fotos: Maria Rosangela Silva  - PASCOM Paróquia São João Batista, Macuco