Destaque

 

Reunião Pastoral da Saúde no Vicariato Norte no mês de fevereiro

Data Postagem - 21/02/2017


No dia 18 de fevereiro, na Sede do Vicariato, os agentes da Pastoral da Saúde se reuniram com o assessor eclesiástico Pe Jorge Getúlio Moreira e a coordenadora vicarial Rosângela Abreu Rodrigues Vieira para organizar o plano de ação nas Paróquias do Vicariato Norte.

Uma das filosofias da Igreja Católica é a ajuda ao próximo e aos que estão em situação de vulnerabilidade. Por meio de projetos, ações e instituições, ao longo da história a Igreja Católica e seus fiéis, ajudaram a construir escolas, hospitais, ajudavam famílias e acolhiam os necessitados. Nos dias de hoje esse legado continua e as ações que foram construídas no passado ainda dão apoio à comunidade, uma delas é a Pastoral da Saúde, que é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometida em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente na história o dom salvífico de Jesus.

Enquanto missionários, o agente da pastoral da saúde se faz canal da graça e misericórdia de Deus dando testemunho de sua fé, semeando a esperança àqueles que passam pela dor e o sofrimento e com gestos de carinho e amor levam consolo aos enfermos, idosos e, também, aos seus familiares.

Por isso, Pe Jorge Getúlio durante a reunião destacou que os agentes devem ser pessoas de oração, com profunda experiência de Deus e com conhecimento de Sua Palavra. Incentivou para que os leigos realizassem o trabalho em comunhão com os sacerdotes e dessa forma os doentes fossem assistidos com os sacramentos. Motivou ainda para que a pastoral continuasse visitando os enfermos e idosos em suas casas, asilos, hospitais e centros comunitários.

A coordenadora Rosângela partilhou com os que estavam presentes a sua vivência pessoal e experiência pastoral, comentou sobre o perfil do coordenador de pastoral, destacou a sua importância no dia a dia dos hospitais, na visita aos doentes que estão desamparados, aos profissionais da saúde que também precisam serem iluminados por uma palavra de fé, um abraço, um gesto de amor e, ainda, citou o valor do gesto de acolhimento nas portas da igrejas e comunidade paroquial, colocando-se disponível para aqueles que chegam. A partir do seu testemunho pessoal, os demais participantes da reunião desejaram partilhar a sua experiência paroquial e concluiu-se que estruturar essa pastoral e organizar a ação pastoral é necessário para manter viva a esperança no coração dos filhos e filhas de Deus que, inevitavelmente, passam em algum momento de sua vida pela enfermidade.

O próximo encontro de formação acontecerá no dia 1 de abril de 2017 para que as diretrizes pastorais sejam repassadas de acordo com os dados oferecidos pelos representantes paroquiais e a pastoral estruturada nas paróquias do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo.

“Ó Maria, nossa Mãe, que, em Cristo, acolheis a cada um de nós como filho,sustentai a expectativa confiante do nosso coração, socorrei-nos nas nossas enfermidades e tribulações, guiai-nos para Cristo, vosso filho e nosso irmão, e ajudai a confiarmo-nos ao Pai que faz maravilhas”. “o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49)» ( Mensagem do Papa Francisco aos enfermos, 2017)

 

texto e foto: Pastoral da Saúde