Destaque

 

Instalação da Diaconia Santa Teresinha completa 1 ano

Data Postagem - 30/10/2017


Neste domingo dia 29 de Outubro a comunidade paroquial reuniu - se na Diaconia Santa Teresinha no Alto de São José para celebrar a Santa Missa em Ação de Graças por 1 ano da instalação da Diaconia e também do Programa Sementes de Cristo que é organizado pela PASCOM Paroquial e divulgado na Rádio Alternativa FM de Bom Jardim.


Ao iniciar a Santa Missa o Pároco Pe. Luiz Cláudio que presidiu a Celebração com a participação do Diácono Ironil, lembrou da importância pastoral da comunidade da Diaconia e também como a Pastoral da Comunicação que colabora para divulgação das atividades paroquiais juntamente com o programa que é veinulado 3 vezes por semana na rádio local, exaltando a equipe da Pastoral, frisando que há membros na maioria das Capelas no território paroquial.


Na homilia, o Pároco frisou a importância de nós Cristãos assumirmos o papel de amor ao próximo nos preocupando com as situações que valorizem a dignidade humana, que os Cristão coloquem como foco de suas vidas o plano de Deus, seguindo - o sem medo de denunciar o que esta errado em nossa sociedade atualmente, ao final da Santa Eucaristia, foi lido uma homenagem juntamente com a retrospectiva dos 3 anos de experiência pastoral e 1 anos de Instalação e também o coordenador paroquial da comunicação relatou brevemente a sua satisfação em esta comemorando o primeiro ano de programa na rádio, juntamente com equipe paroquial e membros que nos ajudam na evangelização, frisou também que a PASCOM é uma pastoral de integração que trabalha juntamente com as outras pastorais, para finalizar agradeceu a colaboração e confiança do Pároco Pe. Luiz Cláudio e também do Diácono Permanente Ironil Mascouto.


O Programa Sementes de Cristo vai ao Ar, pela Rádio Alternativa FM de Bom Jardim, as Segundas, Quartas e Sextas das 16h às 17h.


Diaconia de Santa Teresinha do Menino Jesus


A Diaconia de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Alto de São José, pertencente à Paróquia São José, em São José do Ribeirão, na cidade de Bom Jardim - Vicariato Episcopal Norte. Ela também abrange a Igreja filial de Nossa Senhora do Monte Serrate, na localidade da Silveira. O Diácono Ironil de Aguiar Mascouto é o responsável local juntamente com o Pároco.


De acordo com o Decreto de Criação, a Diaconia é uma estrutura pastoral da Diocese de Nova Friburgo, pertencente à paróquia, onde o Diácono exerce o seu ministério ordenado, provisionado pelo Bispo Diocesano em comunhão e obediência com ele e igualmente com o Pároco, no serviço da Palavra, do altar e da caridade, cooperando com a organização administrativa, a formação dos agentes leigos e o desenvolvimento da evangelização numa área paroquial especialmente necessitada.


Para a oficialização deste trabalho, foi feita uma experiência inicial, período em que o Diácono, em sintonia com o Pároco e o Plano Pastoral da Paróquia, desenvolveu os trabalhos de organização das pastorais básicas, do dízimo, dos recursos humanos e materiais para a evangelização, investindo na formação permanente das lideranças pastorais e planejando a expansão da ação pastoral descentralizada, abrindo novas nucleações missionárias.




 


 

Texto: Thiago Souza Gomes  - PASCOM Paróquia São José, Bom Jardim
Fotos:Thiago Souza Gomes  - PASCOM Paróquia São José, Bom Jardim