Destaque

 

Vicariato Norte abre Campanha da Fraternidade 2017

Data Postagem - 07/03/2017


A abertura da Campanha da Fraternidade deste ano de 2017, que tem como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”. O lema é: “Cultivar e guardar a criação”, ocorreu no dia 04 de março, no Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo.


A programação iniciou com a concentração em frente ao FAC para caminhada até o Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento. No trajeto, sob a liderança de Padre Marcelo Piller, todos foram em procissão com cartazes constando nomes de pessoas que defenderam os Biomas; durante o percurso, foram realizados 5 paradas e em cada parada, era entoado informações em defesa ao Meio Ambiente.


Ao chegar a Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, em frente ao Santuário, foi realizado uma apresentação/encenação infantil, em homenagem a Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida que foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717 por pescadores,  após foi realizado uma conscientização da importância de conservação dos rios através de bióloga representando o Projeto Piabanha, de Itaocara.

A Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal Padre Alexandre Guidio, concelebrada pelo Monsenhor Antônio Stael de Souza e pelo Padre Jeferson Fernandes Nóbrega, contou ainda com a presença dos demais padres do Vicariato Norte.
No início da homilia, Padre Alexandre Guidio destacou:


"- Que sejamos os poucos ou os primeiros que fazem a diferença, que se cada um não fizer a sua parte nunca as coisas irão começar a mudar, da importância do nosso testemunho em nossa vida, que devemos ser a luz que brota de um bom exemplo, de uma luz que brota de uma ideia diferente, de ter a coragem de andar na contramão do mundo, pois nós estamos no mundo para sermos diferentes, que devemos ter a coragem de não fazer o que todo mundo faz. Se você ainda tem dúvida da eficácia disso tudo, é só pensar o que doze homens foram capazes de alcançar com a graça de Deus."


Ao término da homilia, Padre Alexandre ressaltou a importância de cuidarmos do nosso país, chamando atenção que muitos outros países gostariam de ter os Biomas que temos em nosso país, que possamos iniciar as mudanças com o lixo de nossas casas, com o saneamento básico em nossas localidades, pois o pouco que fazemos se juntarmos com o pouco do outro irmão se torna bastante, e assim, começamos a mudar a consciência das outras pessoas. Não podemos pensar simplesmente no lucro, pensar gananciosamente na criação e Deus, nós apenas devemos aprender a administrar aquilo que Deus nos deu, que as coisas não são só nossas, são de todos.


No término da Santa Missa, Padre Alexandre Guidio agradeceu a todos que colaboraram com a preparação do evento, em especial aos Padres Marcelo Piller e Padre Jeferson Fernandes Nóbrega, as pessoas que doaram as mudas, as pessoas que puderam participar da Abertura da CF2017, apresentou o Padre Rafael Archetti, que está como Vigário em Cantagalo e recém chegado ao Vicariato, e também, o novo Vigário da Forania 4, Padre Wanderson Mozer. Agradeceu imensamente aos Padres presentes, que demostraram num gesto de comunhão no Clero do Vicariato Norte.

Confira nosso Álbum de Fotografias da Abertura da CF2017 que possui mais de 400 fotos ... basta clicar aqui


Texto: Monica Mansur, Christiano Braga, Sebastião Correa, André Frossard
Fotos: Christiano Braga, Sebastião Correa, André Frossard, Sabrina Oliveira