Destaque

 

Via Sacra nas ParĂ³quias

Data Postagem - 10/03/2017


Em síntese: O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos Evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Por “Via Sacra” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.

Embora semelhante exercício seja assaz na história do Cristianismo, as modalidades que ele hoje em dia são relativamente recentes. Percorramos, portanto, rapidamente o histórico da “Via Sacra” para entendermos o significado dessa prática.

 

Paróquia São José do Ribeirão - Bom Jardim

Clique aqui para visualizar mais fotos.

fotos: Thiago Souza

 

Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento - Cantagalo

     

Clique aqui para visualizar mais fotos.

fotos: Cristhyano Braga

 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo

Clique aqui para visualizar mais fotos.

fotos: Luzia Lemgruber

 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Duas Barras

Clique aqui para visualizar mais fotos.

fotos: Allison Nascimento

 

Paróquia São Sebastião - São Sebastião do Alto

Clique aqui para visualizar mais fotos.

fotos: Maria Gorete

 

Paróquia Santa Beatriz - Portela - Itaocara

       

Clique aqui para visualizar mais fotos.

 

Paróquia São José de Leonissa - Itaocara

Clique aqui para visualizar mais fotos.

fotos: Danielli

 

fonte:http://cleofas.com.br/a-via-sacra-que-e-como-teve-origem-eb/