Destaque

 

Dom Edney celebra Aniversário Natalício

Data Postagem - 07/02/2017


Render graças ao Senhor Deus pela vida. Com este objetivo, o Clero da Diocese de Nova Friburgo esteve reunido na manhã do dia 2 de fevereiro na Capela do Seminário Diocesano Imaculada Conceição para a Santa Missa em ação de graças pelo Aniversário Natalício do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Nesta data a Igreja Católica celebrou a Festa da Apresentação do Senhor no Templo, Solenidade que acontece 40 dias após o Natal.

O início da cerimônia foi na parte exterior da capela com o rito da bênção das velas. Dom Edney começou a Celebração saudando os presentes e falando sobre a importância do Clero estar reunido no Seminário. “Fazer este encontro no Seminário, que é a casa de formação de onde saem os futuros padres, é muito significativo para mim. Quero agradecer a presença de todos e ao mesmo tempo dizer que o nosso grande presente virá no próximo dia 11 de fevereiro com a ordenação sacerdotal dos quatro irmãos nossos”, afirmou se dirigindo aos Diáconos Transitórios Fabrício Salomão, Higor Moraes, Rafael Archetti e Yves Mozer.

Posteriormente, todos foram para o interior do templo em procissão. A homilia foi feita pelo Vigário Episcopal do Litoral, Pe. Gelcimar Petinati, que abordou a alegria de comemorar a solenidade do dia e o aniversário do Prelado. “Estamos celebrando hoje esta importante Festa da Apresentação do Senhor no Templo e com isto recordamos a luz de Jesus Cristo que nos ilumina”. Lembrando que esta festividade acontece 40 dias após o Nascimento do Menino Deus, disse: “No Natal celebramos a festa da Verdadeira Luz que chega ao mundo, essa Luz é Jesus Cristo!”

ANIVERSARIO NATALICIO DE DOM EDNEY - FEVEREIRO 2017 6

- Vejo que em nossa Diocese temos esta oportunidade bonita de nos reunirmos nesta data justamente em que celebramos o aniversário do nosso Bispo. Podemos dizer que a partir de então começam as nossas atividades pastorais. E como começa para nós este novo ano? Estamos reunidos em torno do altar, em um templo, que não é a Catedral, mas que tem um significado muito importante para todos nós por ser uma cada de formação. Aqui nos reunimos nessa comunhão presbiteral tão bonita – afirmou.

“Somos sacerdotes do Altíssimo. O padre é aquele que caminha, como fizemos nesta procissão, iluminado por esta Luz. O nosso olhar tem que estar direcionado para a Luz Verdadeira que é Jesus Cristo”. Com este pensamento, comentou a passagem do Evangelho em que Cristo caminha sobre as águas e Pedro pede para ir ao encontro do Mestre.

ANIVERSARIO NATALICIO DE DOM EDNEY - FEVEREIRO 2017 13

- Pedro desce da barca e começa a caminhar sobre as águas. Mas é interessante observar que o Apóstolo caminha sobre as águas quanto tem o seu olhar direcionado para Jesus. Mas diz o Evangelho que de repente vem um vento forte, a onda se revolta e quando ele desvia o olhar do Cristo, começa a afundar. Isto nos mostra que nós, sacerdotes, como Pedro, também nas nossas fraquezas, nunca podemos desviar nosso olhar de Jesus que é essa Luz que ilumina a nossa caminhada, a nossa vida.

“Pedimos que Deus ilumine cada vez mais o nosso Bispo e que conceda muita força e saúde”, finalizou.

Homenagens

Nesta data especial, não poderiam faltar as manifestações de respeito e afeto pelo Epíscopo, demonstração feita por meio do Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinícius Macedo. O Sacerdote desejou as felicitações baseado no Evangelho do dia.

- Pedimos os dons do velho Simeão para o senhor, para que seja sempre um homem repleto do Espírito Santo, com a capacidade de ver as luzes do Senhor Jesus todos os dias. Pois quando o Bispo vê, nos ilumina, pois temos certeza que estamos no seu coração – afirmou o Vigário entregando, em nome do clero, um presente para o Prelado: uma cruz.

O Sacerdote foi seguido por Dom Edney, que fez seus agradecimentos e complementou a fala dos Padres Gelcimar e Marcus Vinicius. - Gosto muito dessa presença de Pedro em nossa vida, pois ele é para nós fonte de esperança e consolação. Apesar dos tropeços de Pedro, Jesus nunca desistiu dele e o sustentou em meio as tempestades, dificuldades e problemas sabendo que o amor do Apóstolo era bem menor do que aquele que Ele esperava. E assim, cada um de nós nos momentos de intimidade com Deus precisamos nos perceber: somos esse Pedro pequeno, tíbio, mas que foi alvo do amor e da confiança do Senhor. A nossa vida deve ser uma contínua expectativa por ver o Cristo e lá no ocaso da nossa existência, que possamos dizer como Simeão: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação” – disse o Bispo agradecendo a presença de cada um.

Logo após, o Seminarista César dirigiu algumas palavras ao aniversariante e os seminaristas entregaram uma orquídea de presente. A comemoração foi encerrada com um almoço festivo no próprio Seminário. No próximo dia 5 de fevereiro, às 19h, toda a comunidade é convidada a comemorar com o Prelado na Santa Missa na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo.

Texto e fotos: Monara Teixeira