Destaque

 

Projeto Lumen Fidei reinicia a formação teológico-pastoral no Vicariato Norte

Data Postagem - 10/04/2017


No dia 15 de março, foi aberto um novo período do Curso de Formação Teológico-Pastoral para leigos Lumen Fidei, com uma missa às 16h30, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim´, presidida pelo Assessor Vicarial e Coordenador de Pastoral  Pe Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça , concelebrada pelo Coordenador e Vigário Forâneo Frei Pe César de Souza Gonçalves, OAD. 


Após a celebração eucarística , os alunos se dirigiram para o salão paroquial para a apresentação dos participantes, da metodologia do curso  que contará com quatro disciplinas: Catecismo da Igreja Católica( Sacramentos), com o Diácono Ironil Aguiar Mascouto ; Liturgia com o Frei César Gonçalves; Sagrada Escritura (Os Evangelhos), com o Pe Marcelo Talon e Mariologia , com o Pe Luiz Cláudio Mendonça., que foi o tema da aula inaugural, proferida logo em seguida pelo Assessor da Formação.


O curso conta com trinta e cinco alunos da Forania 1 , envolvendo as paróquias de São José do Ribeirão, Nossa Senhora da Conceição , em Duas Barras, Nossa Senhora da Guia , em Monnerat, além da própria sede, Nossa Senhora da Conceição ,em Bom Jardim. Acontece ás quartas-feiras , das 19h às 21h.


O Projeto foi iniciado em 2015 pelo Assessor vicarial em parceria com o Vigário Forâneo para oferecer formação para os agentes de pastoral  das paroquias,  capacitando-os  numa perspectiva teológica, bíblica, litúrgica  e catequética. para a ação eclesial.


Em Cordeiro, teve também já duas edições,numa organização conjunta  com o Vigário Episcopal Pe Alexandre Guidio, disponibilizando as disciplinas para toda a Forania 2. Neste semestre ,serão realizadas conferências-aulas,uma terça-feira  no mês, às 19h,no auditório da paróquia Nossa Senhora da Piedade,  sobre temas complementares à formação dos agentes: O Ano Litúrgico , com o Pe Jorge Getúlio Moreira ( no dia  25/04); Maria na Sagrada Escritura, S.Tradição e no Magistério da Igreja,com o Pe Luiz Cláudio Mendonça( no dia 23/05); Os Evangelhos, com o Pe Marcelo Talon (no dia 27/06) e Eclesiologia, com o Pe Alexandre Guidio ( no dia 25/07).



O Curso já atingiu também a Forania 3, sediado na paróquia de S.José de Leonissa, em Itaocara, formando os Ministros Extraordinários da Palavra em 2015 e foi realizado, em 2016, para os líderes pastorais da Forania 4,  em Manoel de Moraes, paróquia de Santa Maria Madalena. 


Texto e fotos: Thiago Souza Gomes - PASCOM Paróquia São José, São José do Ribeirão - Bom Jardim.