Destaque

 

Método de Ovulação Billings - MOB

Data Postagem - 10/04/2017


“Pela sua estrutura íntima, o ato conjugal, ao mesmo tempo que une profundamente os esposos, torna-os aptos para a geração de novas vidas, segundo leis inscritas no próprio ser do homem e da mulher. Salvaguardando estes dois aspectos essenciais, unitivo e procriador, o ato conjugal conserva integralmente o sentido de amor mútuo e verdadeiro e a sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade” (Humane Vitae).


* O QUE É?

Torna-se uma proposta primeiramente feita aos casais, com base nos conselhos de São João Paulo II encontrados na Teologia do Corpo, na EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL AMORIS LÆTITIA do Papa Francisco, na encíclica Humane Vitae (Paulo VI) e todos os aspectos referentes à moral e ao Sacramento do Matrimônio estabelecidos pelo Catecismo da Igreja Católica.


O Método de Ovulação Billings é um sistema incomparável de planejamento natural da família que proporciona às mulheres um indicador simples de sua fertilidade, um sinal que elas próprias podem reconhecer. É baseado no conhecimento de mudanças nos níveis hormonais, através de seu ciclo menstrual e na observação das características de sensação e/ou da aparência do muco, produzido na cérvix, surgindo na vulva. Quando a mulher se torna consciente dessas mudanças, sabe identificar com precisão quando vai ovular. Ao usar o método, uma mulher é capaz de saber se está fértil ou infértil.


Estudos e experimentos ao longo de muitos anos, têm mostrado que o muco é o sinal mais confiável de fertilidade – não é somente um sinal de fertilidade, ele é fertilidade.


* A QUEM É DIRECIONADO?

Não é um Método a ser proposto e apresentado apenas para casais, pois cada ser humano é responsável de uma maneira ou de outra pela sociedade em que vive, e, portanto, da instituição familiar, que é o seu fundamento.

Os casados devem responder pela família que formaram para que seja segundo o desígnio de Deus: os que permanecem solteiros, devem cuidar daquela na qual nasceram.


Os jovens e adolescentes têm uma particular responsabilidade de prepararem-se para construir estavelmente sua futura família.


* O QUE FAZ?

O MOB, permite ao casal uma maior harmonia conjugal, aproximando-os um do outro e do Criador, compartilhando com Ele a Responsabilidade de uma Paternidade. Quando o casal entende essa proposta e a aceita, vive uma reeducação sexual; vive o sexo como uma entrega, uma doação a quem se ama.


* EM QUE FASE USAR?

Pode ser utilizado desde a menarca – primeira menstruação – até a pré-menopausa quando a mulher fecha o seu ciclo de vida fértil (incluindo nesse tempo gestação, períodos de amamentação e decisão de espaçar a gravidez). A utilização do MOB é diferenciada em cada fase, porque uma adolescente vai usá-lo apenas para adquirir autoconhecimento.


CF(conhecimento da fertilidade), ou seja, adolescentes e jovens que decidem reconhecer e ler os sinais do seu corpo para conhecer a sua fertilidade;

EG (espaçar a gravidez), ou seja, casais que, por motivos pessoais, no momento, querem espaçar os nascimentos e, geralmente, estão em algumas dessas situações: estão amamentando, querem interromper o uso do anticoncepcional ou ainda as que estão se aproximando da menopausa;

PG (engravidar), ou seja, casais que buscam, a partir do reconhecimento de sua fertilidade, obter uma gravidez.

* COMO USAR?

Há instrutores capacitados em toda a Diocese que fazem acompanhamento com hora marcada por Skype, caso não exista a possibilidade de um encontro pessoalmente. Sem nenhum custo. Esses acompanhamentos são sigilosos e os que pretendem usá-lo, precisam assinar uma autorização para serem acompanhados.

Não são consultas médicas, mas em muitos casos, já foram descobertas anomalias e outras disfunções hormonais simplesmente devido à anotações feitas pela mulher.


* É EFICAZ?

Amplos estudos realizados ultimamente e publicados em prestigiadas revistas de Medicina, confirmam que a fiabilidade do método é de cerca de 99% um número maior que os métodos contraceptivos, SE USADO CORRETAMENTE.

Comumente se escuta que o Método é ineficaz, mas isso se deve à falta de conhecimento sobre ele. Poucos profissionais de saúde possuem conhecimento profundo, apreciação e compreensão, e, geralmente, não prescrevem para seus pacientes. Um dos motivos é que nas Escolas de Enfermagem ou Medicina a informação é escassa ou nula. No entanto, a natureza holística informativa e integrativa do Método de Ovulação Billings se ajusta bem à prática profissional da enfermagem e da medicina. A maioria dos usuários está altamente satisfeita com o uso, sendo as razões principais de satisfação comuns o autoconhecimento, o não uso de medicamentos, a naturalidade e a efetividade.


CONTATO NO VICARIATO NORTE
Fabricio Rodrigues Irmão
Tel:(22)99837-3050
Email: fabriciokendor@gmail.com


Layla de Sousa Pires
Tel:(22)99829-8776
Email: nuplafamvnorte@gmail.com