Destaque

 

Dom Edney inicia Governo Itinerante no Vicariato Norte

Data Postagem - 16/04/2017


Os fiéis do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo se reuniram na noite do dia 16 de maio para a abertura oficial de mais uma edição do projeto Governo Itinerante nesta porção territorial. Dom Edney Gouvêa Mattoso foi recebido por sacerdotes, seminaristas, religiosos, religiosas, comunidades e pelo povo da região. A cerimônia aconteceu no Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento, em Cantagalo.

Iniciando a homilia, o Prelado lembrou a leitura dos Atos dos Apóstolos proposta para aquele dia, que abordava os transtornos passados por São Paulo no anúncio do Evangelho. “A sua confiança, acima de tudo, estava muito bem fundada em Jesus”, disse referindo-se ao Apóstolo.

“O próprio Cristo nos diz que a paz que Ele nos dá não é uma imperturbabilidade tola, não! É aquela paz que mesmo em meio às dificuldades não perdemos, pois ela é fruto da confiança. A paz que Jesus nos dá não é a do mundo”. E complementou. “A paz de Jesus nos desinstala e nos faz anunciadores do Seu Evangelho. O próprio Paulo diz ‘É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus’. Mas nada disso deve tirar a nossa paz, desde que mantenhamos a boa consciência”.

“Deus sabe tudo e nas horas em que os problemas se agigantam a nossa frente, vale a pena fazer um ato de fé e de esperança. Pois, se Deus é por nós, quem será contra nós!”, exclamou o Prelado.

O Bispo também exortou: “Nós batizados, comunidade, Igreja, somos chamados a glorificar e bendizer o Nome de Deus, quando assumimos a nossa existência, com coragem e determinação”.

Baseando-se em São Paulo, disse aos fiéis que “não devemos ter medo das dificuldades exteriores. Precisamos estar atentos ao inimigo que mora muitas vezes dentro de nós, que é o grande obstáculo para que vivamos a aventura da santidade como ela deve ser vivida”. E frisou. “A santidade não é algo que é infuso, ela é conquistada com muita luta. E as Palavras do Senhor também se dirigem nesta direção: 'Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Vou, mas voltarei a vós”.

Ao final da cerimônia, o Vigário Episcopal do Norte, Pároco e Reitor do Santuário Diocesano, Pe. Fábio Felippe, deu as boas-vindas ao Bispo. “’Acolher bem também é evangelizar’. Nós, com imenso carinho, o acolhemos na fé, agradecemos sua presença e disponibilidade nos confirmando na fé. Seja bem-vindo, Dom Edney!”

Projeto Governo Itinerante

Ao longo dos meses de maio e junho, Paróquias e Comunidades receberão o Bispo para Santas Missas, encontros, reuniões e confraternizações. A agenda faz parte do Governo Itinerante, que tem como objetivo aproximar o Epíscopo das realidades locais. O Vicariato Norte é composto pelos municípios de Bom Jardim, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Duas Barras, Cantagalo, Itaocara, Sumidouro, Carmo e São Sebastião do Alto.

Clique aqui e veja mais de 200 fotos

Texto : Sebastião Corrêa e Monara Teixeira
Fotos: André Frossard e Sebastião Corrêa
fonte: http://www.diocesenf.org.br/index.php/fale-conoslco/88-destaques/2733-dom-edney-inicia-governo-itinerante-no-vicariato-norte