Destaque

 

Dom Edney preside Santa Missa na Capela São Félix, na Paróquia de São João Batista, em Laranjais

Data Postagem - 23/05/2017


Iniciando a segunda semana do Governo Itinerante no Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo, no dia 21 de maio o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo Pároco, o Pe. João Tadeu Tavares na comunidade de São Félix, que pertence à Paróquia de São João Batista em Laranjais.

Estavam presentes várias pessoas de outras comunidades pertencentes a Paróquia.


Após a proclamação do Evangelho, o Prelado concedeu a bênção com o Evangeliário e explicou que somente o Bispo pode fazer esta ação e quando concede à bênção as pessoas devem traçar o sinal da cruz sobre a testa e peito.


Em sua homilia Dom Edney nos diz: “a liturgia do 6º domingo da Páscoa nos traz no centro da sua mensagem, Jesus que diz: se vocês me amarem de verdade o Espírito Santo permanecerá em vós, e eu rogarei ao Pai e ele vos dará um outro defensor.” ... por isso quando qualquer sacramento é administrado, antes o sacerdote, o bispo até mesmo o Papa faz a invocação do Espírito Santo, para que seja o Espírito Santo de Deus a transformar aquela mátéria que é humana, o pão e o vinho, mas que depois da invocação do Espírito Santo e a Oração Consacratória onde o celebrante repete as mesmas palavras que Jesus ensinou, aí eu já não posso mais falar que é vinho ou que é pão, mas é o corpo e o sangue do Senhor, pois foi ele mesmo que disse : “tomai e comei, isto é o meu corpo, tomai e bebei isto é o meu sangue.” ... Jesus está aqui, da mesma forma que está lá na Capela do Santíssimo no Vaticano. Por isso a missa terá a mesma dignidade, a missa não muda, pode ser celebrada pelo Papa lá no Vaticano ou aqui mesmo pelo padre João Tadeu, não importa, o Sacramento que o padre confecciona aqui é o mesmo que o Papa confecciona no Vaticano. O essencial é a eucaristia.


Ao final da Missa o Padre João Tadeu agradeceu a presença do Prelado e dos fiéis. Dom Edney também fez o seu agradecimento e encerrou a Missa com a bênção apostólica.



 

Texto e Fotos: Sabrina Oliveira - Pascom Paróquia São João Batista - Laranjais