Destaque

 

III Encontro Paroquial Comunicações Sociais é realizado na Paróquia de São José do Ribeirão, em Bom Jardim

Data Postagem - 31/05/2017


Domingo (28) ocorreu na Comunidade da Diaconia Santa Teresinha, o 3° Encontro Paroquial das Comunicações Sociais, que teve como tema central a mensagem do Papa Francisco - “Comunicar Confiança e Esperança em nosso Tempo" , com o lema - "Não tenhas medo, pois Eu estou contigo. ” (IS 43,5).


O evento teve início às 8 horas da manhã com lanche oferecido pela comunidade e logo opôs houve a abertura pelo Diácono Ironil Mascouto, coordenador da Diaconia, seguida de animação com a Banda Resgate. A programação contou com palestra do agente de pastoral João Batista, sobre Ano Mariano e a importância de se rezar o Santo Terço. Também houve o momento da Saúde ,com alongamentos e medição de pressão e taxa de glicemia. O encontro também proporcionou um experiência de integração, através de uma dinâmica abordando como estão sendo as comunicações dentro do ambiente familiar. Esta atividade foi conduzida pelo Diácono Ironil. Logo depois , ele conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, abençoando as famílias ali presentes.


Na parte da tarde, com a participação do Pároco Pe. Luiz Cláudio Mendonça,Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, que proporcionou um momento de formação com os agentes da PASCOM paroquial, frisando o valor dos trabalhos de registro das atividades e divulgação dos eventos em suas comunidades e a importância de uma boa comunicação paroquial integrada. Em seguida, o Padre Luiz Cláudio palestrou sobre o tema do evento aos presentes,a Mensagem do Papa para o 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais, mostrando a necessidade de comunicarmos a esperança em nosso tempo, numa atitude proativa de anunciar o positivo e as propostas de renovação e construção do projeto de Deus. Não ficarmos reféns da mensagem negativa prevalecente que pode desanimar, enganar e corromper a sociedade. Na ocasião, o Pároco também apresentou os agentes da PASCOM, com uma equipe ampliada e jovem ,com membros da maioria das comunidades.Dando continuidade ao evento, houve a apresentação de um breve teatro feito por alguns integrantes do Grupo Jovem Renda – Se, da Diaconia, sobre a importância da comunicação na divulgação do evangelho aos jovens, seguida de uma apresentação do Grupo de Música Santa Teresinha, conduzindo momento de oração e louvor ao Espírito Santo.


Após um momento de oração dirigido pelo Diácono Ironil e sua família , foram realizados sorteios de alguns livros e CDs para o público presente. Foi rezado pelos participantes um Terço Vivo. O encerramento foi feito com a Celebração da Palavra com a distribuição da Eucaristia, presidida pelo Diácono Ironil. Em sua homilia,o Diácono relatou a urgência de nos comunicarmos em nosso tempo e para a nossa época ,mas também e essencialmente, de nos comunicarmos dentro de nosso ambiente familiar, edificando a família,nos seus valores fundamentais. Ao final, foi dada a benção aos comunicadores , com a distribuição de lembranças do Encontro aos presentes.


O Encontro Paroquial das Comunicações Sociais, pensado pelo Pároco com a Pascom, teve assim a sua terceira edição, realizando-se a cada ano numa comunidade da paróquia, integrando os agentes de pastoral em torno da relevância da Comunicação Evangelizadora, a partir da Mensagem do Papa. O primeiro, no ano de 2015, aconteceu na Matriz de São José. No ano seguinte , em Raul Emrich, comunidade de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Barra Alegre. O próximo encontro ficou programado para a comunidade de Nossa Senhora Aparecida, em Boa Vista.

Clique aqui e veja mais fotos do Encontro.

Texto e fotos: Thiago Souza Gomes - Pascom Paróquia São José do Ribeirão - Bom Jardim - RJ