Destaque

 

Ano Mariano

Data Postagem - 21/02/2017


Na imagem de Nossa Senhora Aparecida “há algo de perene para se aprender”.
“Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”
(Papa Francisco)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).

Os fiéis brasileiros poderão alcançar indulgência plenária durante o Ano Nacional Mariano. A Penitenciária Apostólica anunciou o pedido do papa Francisco para o reconhecimento do ano jubilar em curso no Brasil e a concessão da indulgência para aqueles que “verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade” visitarem na forma de peregrinação a basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), ou qualquer igreja paroquial do Brasil dedicada à padroeira do país.

Em nossa Diocese, os municípios do Carmo, Cantagalo e Itaocara são banhados pelo rio Paraíba do Sul.

INDULGÊNCIA

Para alcançar a indulgência plenária, serão necessárias as condições habituais: a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração na intenção do santo padre, o papa. O documento enviado pelo Supremo Tribunal da cúria romana ressalta que a remissão será concedida “aos fiéis verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade, se em forma de peregrinação visitarem a basílica de Aparecida ou qualquer Igreja paroquial do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida”.

No local, deverão “devotamente participar das celebrações jubilares ou de promoções espirituais ou ao menos, por um conveniente espaço de tempo, elevarem humildes preces a Deus por Maria”. A conclusão deste momento deve acontecer com a Oração Dominical (Pai Nosso), pelo Símbolo da Fé e pelas invocações da Beata Maria Virgem, em favor da fidelidade do Brasil à vocação cristã, impetrando vocações sacerdotais e religiosas e em favor da defesa da família humana”.

Simplificando, para alcançar a indulgência plenária é necessário: Se confessar, comungar, rezar pelo Santo Padre Papa Francisco, ir até o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, SP ou a qualquer outra paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida, em forma de peregrinação (Uma caminhada a pé em clima de oração), participar de uma missa ou alguma outra celebração espiritual que estiver ocorrendo no local, rezar a Deus por intercessão de Maria e no fim rezar um Pai Nosso pelo o Brasil e pela família, tudo estando com coração penitente e caridoso.

IDOSOS E ENFERMOS

O documento enviado pelo organismo do Vaticano também estabelece uma condição especial para a obtenção das indulgências pelos devotos fiéis impedidos de fazer sua peregrinação por conta da velhice ou por grave doença. Igualmente poderão alcançar se “assumida a rejeição de todo pecado, e com a intenção de cumprir onde em primeiro lugar for possível as três condições, espiritualmente se dedicarem diante de alguma pequena imagem da Virgem Aparecida, a funções ou peregrinações jubilares, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria”.

DIOCESE NOVA FRIBURGO

Abaixo apresentamos – a Pastoral da Liturgia e a Comissão Diocesana para o Ano Mariano – alguns arquivos auxiliares no fomento de atividades do Ano Mariano em âmbito paroquial. Ao longo deste ano faremos aqui constar os principais materiais que ajudarão nesta tarefa. Para qualquer dúvida ou sugestão, não hesite em contatar-nos através do e-mail: pastoraldaliturgia@diocesenf.com.br .

1 - Prot.: 35.2016, ADM 01 

ANO MARIANO NACIONAL NA DIOCESE DE NOVA FRIBURGO. Clique aqui

2 - Prot.: 36.2016, ADM 02

DECRETO DO ANO MARIANO 2016-2017. Clique aqui

3 - Prot.: 37.2016, ADM 03

PAPA FRANCISCO CONFIRMA ANO MARIANO E CONCEDE INDULGÊNCIA PLENÁRIA AOS FIÉIS. Clique aqui

4 - Prot.: 38.2016, ADM 04 

LOGO DIOCESANO DO ANO MARIANO. Clique aqui

5 - Prot.: 39.2016, ADM 05

EXPLICAÇÃO DO LOGO DIOCESANO DO ANO MARIANO. Clique aqui

6 - Prot.: 40.2016, ADM 06

FOLDERS PARA O TERÇO MEDITADO. Clique aqui

7 - Prot.: 41.2016, ADM 07

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A JORNADA MUNDIAL DA PAZ 2017. Clique aqui

8 - Prot.: 42.2016, ADM 08

ORAÇÃO PELA PAZ (PAPA FRANCISCO). Clique aqui

9 - Prot.: 44.2016, ADM 09

EXPLICAÇÃO SOBRE O FOLDER DO TERÇO MEDITADO. Clique aqui

10 - Prot.: 45.2016, ADM 10

SUGESTÕES PARA ROTEIROS HOMILÉTICOS – JANEIRO. Clique aqui

11 - Prot.: 46.2016, ADM 11

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PARA O ANO MARIANO. Clique aqui

12 - Prot.: 01.2017, ADM 12

SUGESTÕES PARA ROTEIROS HOMILÉTICOS – FEVEREIRO. Clique aqui 

13 - Port.: 02.2017, ADM 13

SUGESTÕES PARA CELEBRAÇÕES DOS PRIMEIROS SÁBADOS DO MÊS - Clique aqui 

14 - Prot.: 03.2017, ADM 14

HORA DA MISERICÓRDIA E ORAÇÃO PELOS ENFERMOS. Clique aqui 

15 - Prot.: 04.2017, ADM 15

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES A NOSSA SENHORA. Clique aqui