Destaque

 

Dom Edney realiza visita pastoral na ParĂ³quia Nossa Senhora do Carmo

Data Postagem - 05/06/2017


Os dias 3 e 4 de junho ficarão marcados para a Matriz Paroquial Nossa Senhora do Carmo, no município do Carmo. Nestes dias, a comunidade recebeu o Sucessor dos Apóstolos, Dom Edney Gouvêa Mattoso, para a Visita Pastoral, que aconteceu dentro da agenda do Governo Itinerante no Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo.


O Prelado foi acompanhado pelo novo Pároco, Pe. Édio Joaquim Moreira do Nascimento, e pelo Chefe do Gabinete Episcopal e Secretário desta visita, Pe. Higor Moraes.


Desde 1977 sem receber esta modalidade de visitação, o povo acolheu o Epíscopo com grande entusiasmo na manhã do dia 3/6. Logo após, o Bispo visitou a Fazenda Santa Fé, que pertenceu ao Casal Jerônimo e Zélia que está em processo de Beatificação. No local, Dom Edney conheceu o túmulo do Servo de Deus Jerônimo. Unidos pelo matrimônio em 1876, o casal teve nove filhos, sendo três meninos que tornaram-se sacerdotes e seis meninas que foram religiosas.


Posteriormente, Dom Edney esteve em algumas comunidades e na parte da tarde reuniu-se com os Conselhos Econômico (COPAE) e de Pastoral (CPP). Às 18h, a Capela de São Pedro, na localidade de Influência, sediou a primeira Santa Missa do cronograma.


No dia seguinte, a agenda começou com a Celebração Eucarística na Capela de Todos os Santos, em Botafogo. No período da tarde, as Irmandades participaram de um encontro com o Bispo, que foi seguido do grupo da Catequese. Durante a visita no dia 4/6, a família do Seminarista Lucas Xavier, que atualmente está estudando no Colégio Eclesiástico Internacional BIDASOA, na Espanha, recebeu o Epíscopo.


A comunidade da Capela Nossa Senhora das Graças, em Bacelar, foi o penúltimo compromisso da agenda. A Eucaristia na Matriz Paroquial encerrou as atividades na noite do domingo. Todas as cerimônias religiosas foram concelebradas pelos Padres Édio e Higor.


De acordo com o Pároco, a visita foi um momento importante na vivência paroquial. “Destaco a proximidade do Bispo para com o povo e do povo para com ele. Sentimos uma recíproca muito grande, um convívio fraterno. As pessoas tiveram liberdade ao se expressar e ao acolher as orientações e exortação de Dom Edney”.



 

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Luzia Lemgruber - Pascom Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo