Destaque

 

Encontro Diocesano do Apostolado da Oração é realizado na Paróquia de São José de Leonissa em Itaocara

Data Postagem - 22/07/2017


Com a presença de Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo da Diocese de Nova Friburgo, aconteceu no dia 1º de julho o VIII Encontro Diocesano do Apostolado da Oração. A atividade foi organizada pela Matriz Paroquial São José de Leonissa, em Itaocara, e contou com a participação de mais de 30 Paróquias deste território episcopal.


O evento teve início às 9h com a Procissão das Bandeiras, sendo declarado oficialmente aberto pelo Pároco, Mons. Antônio Stael de Souza, que fez os tradicionais agradecimentos e acolheu a todos. A seguir, cânticos de louvor e reflexões sobre o Ano Mariano Nacional precederam a Coroação de Nossa Senhora por crianças da Catequese Paroquial, seguidos da oração do Terço Mariano conduzida pelo Assessor Diocesano do Apostolado da Oração, Pe. João Tadeu Tavares. Concluindo esse primeiro tempo de louvor e orações, a comunidade foi agraciada com uma palestra proferida pelo Pároco de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, Pe. Marcelo Piller, sobre o tema “Devoção a Nossa Senhora da Conceição Apareci da”.


Depois da pausa para almoço, os fiéis foram conclamados pelo Pe. João Tadeu a participar de um momento de louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento e assim preparar os corações para a Missa Solene de encerramento das atividades. A Eucaristia foi presidida por Dom Edney e concelebrada por diversos sacerdotes.


Iniciando sua fala, Dom Edney referiu-se ao Apostolado da Oração como “uma das grandes forças vivas da Diocese”, exaltando o trabalho de todos os que se entregam a esse serviço. Posteriormente, saudou aos presentes. Em sua homilia, o Epíscopo abordou os temas “acolhimento” e “reciprocidade”, afirmando que “na Cruz, está a síntese do amor”.


- A expressão mais eloquente do Coração de Jesus é o lado aberto na cruz. Ali, Nosso Deus e Senhor não poderia ter nos dado mais. Mesmo depois de ter adormecido na cruz, quando Seu Coração foi furado pela lança, Dele jorraram sangue e água, imagens tão bonitas de dois grandes Sacramentos da Igreja: o Batismo e a Eucaristia. A vida inteira de Nosso Senhor teve como que sua grande síntese neste momento, pois toda a Sua existência foi marcada por este dilatar do Coração para acolher os pobres, os pecadores, os marginalizados, os sem voz e sem vez.


O Prelado também lembrou dois personagens conhecidos do Evangelho: Zaqueu e a adultera.


- Se pensarmos como naquela época, sentar-se a mesa com alguém era um gesto de profunda intimidade e familiaridade. Você não se sentava com um estranho, você se sentava com alguém que lhe era familiar. Jesus nunca tinha visto Zaqueu, a não ser naquele dia que ele estava no alto da árvore. Assim Jesus foi fazendo com todos que encontrava. Seu gesto de amor e acolhimento exigia reciprocidade. Com a adultera não foi diferente: Jesus a acolheu. Ela que estava sendo acusada de um delito, foi flagrada em adultério. E, no entanto, Jesus colocou a mão sobre ela, mas também exigiu reciprocidade - disse o Epíscopo recordando o pedido do Mestre a mulher: “Vai e não tornes a pecar”.


“Assim, vamos percebendo que Nosso Senhor nas Suas múltiplas expressões de amor para conosco, exige que pelo menos acolhamos, demonstremos, que O recebemos em nós. Assim é a linguagem do amor: exige reciprocidade”.


Antes do encerramento da celebração, Dom Edney recebeu e abençoou um Estandarte do Apostolado da Oração, a ele gentilmente oferecido pela Paróquia São José de Leonissa. Após a bênção final, foi anunciado que a Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã (Vicariato Litoral), será a sede do próximo Encontro Diocesano do grupo. A notícia foi comemorada por todos, em especial pelos fiéis dessa Paróquia que se encontravam no evento juntamente com o Pe. Marcus Vinícius Falcão, seu atual Pároco.


A Santa Missa foi concelebrada pelos Padres Mons. Antônio Stael, João Tadeu, Ernestino Mendes, Vicente Batista, Edson Viana, Marcelo Piller, Marcus Vinicius Falcão e Reinaldo Santana. Esteve presente o Mestre de Cerimônias da Diocese, Pe. Lourenço Ferronato, EP.



Fotos: Leonan - Pascom São José de Leonissa
fonte: http://www.diocesenf.org.br/index.php/fale-conoslco/2803-viii-encontro-diocesano-do-apostolado-da-oracao-acontece-em-itaocara