Destaque

 

Dom Edney preside Missa de Corpo Presente de Dom Frei Luiz Bernetti, em Bom Jardim

Data Postagem - 16/08/2017


Com clima de luto e um silêncio profundo, fiéis se reuniram na tarde do dia 12 de agosto de 2017, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim, para celebrar as exéquias de Dom Frei Luis Vicente Bernetti. Esta foi presidida pelo bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Golvea Mattoso, e concelebrada pelo Vigário Episcopal Norte, Pe. Fábio da Cunha Felippe, por Pe. Frei César Gonçalves, Pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição, membros da Comunidade Agostiniana Descalça e alguns presbíteros amigos de Dom Luis. Dom Frei Luiz pertencia a Ordem dos Agostinianos Descalços (OAD), e seu falecimento ocorreu no dia 11 de agosto de 2017, às 18h.


Dom Luís Bernetti foi o terceiro Bispo da Diocese de Apucarana, sendo nomeado pelo Papa São João Paulo II, no dia 2 de fevereiro de 2005, dia da Apresentação do Senhor e Festa de Nossa Senhora da Luz. Nasceu no dia 24 de março de 1934, em Torchiaro de Ponzano di Fermo, na Itália. Filho de Oreste Bernetti e Elvira Damiani Bernetti, foi ordenado presbítero no dia 1º de junho de 1958, em Fermo, na Itália. Foi eleito e nomeado Bispo Titular de Rufiniana e Auxiliar de Palmas-Francisco Beltrão no dia 12 de junho de 1996 e ordenado em 25 de agosto de 1996, em Ampére, no Paraná. Foi o Bispo que antecedeu Dom Celso Antonio Marchiori, em Apucarana.


Dedicado à Santa Mãe Igreja e obediente ao chamado de Deus, Dom Luis entra no Seminário aos dez anos de idade, iniciando assim seus estudos. Desde o primeiro grau até a Teologia foi realizada na Itália, em Palermo e Fermo, fez Licenciatura em Teologia dogmática e pastoral na Universidade Lateranense em Roma e ainda fez Pedagogia e Orientação educacional na Faculdade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.


Foi pároco nas paróquias Santa Rita dos Impossíveis, no Rio de Janeiro; na paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Bom Jardim, diocese de nova Friburgo. No Paraná foi pároco em Formosa do Oeste, na Paróquia santo Antonio e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Ouro Verde do Oeste, na diocese de Toledo; na Paróquia Santa Terezinha em Ampére, na diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Foi reitor do seminário maior da Ordem dos Agostinianos Descalços, no Rio de Janeiro, foi Superior da Comunidade dos Agostinianos e foi eleito Superior Regional de sua Ordem para o Brasil.


Era o bispo referencial para a Pastoral Vocacional no Regional Sul II, desde 1.999 e referencial para a Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), no Paraná, desde 2.003, foi membro da Presidência da CNBB, Regional Sul II, representando a Província Eclesiástica de Cascavel, entre 1.999-2.002.


Seu lema episcopal é “euntes...praedicate”.


Faleceu em 11 de agosto de 2017, na cidade de Bom Jardim, município do Rio de Janeiro, onde vivia com os companheiros da Ordem dos Agostinianos Descalços (OAD). Seu corpo foi transladado para Apucarana, onde seria velado na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Depois seu corpo seria levado ao município de Ampére, região sudoeste do Paraná, onde á de ser sepultado.



 

Texto e Fotografias: João Pedro Boquimpani - Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Bom Jardim